Quem somos nós?

por Sandra Carvalho

São muito comuns as questões sobre nossa origem, entre elas: Como fomos criados? Quando? Qual o nosso destino após a morte?

A doutrina dos Espíritos vem nos esclarecer sobre esses pontos. Afirmam eles que fomos criados simples e ignorantes pelo Pai Criador.

Deus criou todos os Espíritos simples e ignorantes, quer dizer, sem ciência. Deu a cada um determinada missão com o fim de esclarecê-los e fazê-los alcançar, progressivamente, a perfeição para o esclarecimento da verdade e para aproximá-los dele.

O livro dos Espíritos- questão 115

Quando fomos criados? Não sabemos. Entretanto, como Deus cria incessantemente, podemos concluir que a criação se perde na noite dos tempos.

Deus nos oferece diferentes e inúmeras oportunidades para sairmos da ignorância e nos tornarmos seres desenvolvidos intelectual e moralmente.

Essas oportunidades se realizam pelas encarnações. Todos passam por elas, pois constitui uma Lei natural. Estagiamos na matéria para aprendizado, mas esses estágios são passageiros e, ao atingirmos o grau de elevação que mais nos aproxime da perfeição, não mais necessitaremos da vivência no mundo material.

Podemos afirmar, diante desses ensinamentos, que cada Espírito se encontra em grau de desenvolvimento inerente às oportunidades que já teve e ao esforço que empreendeu em cada uma dessas oportunidades. Por isso, não nos compete comparar os seres, exigindo que sejam iguais. Cada um é único e traz consigo o aprendizado adquirido ao longo de sua trajetória evolutiva. Há diversidade em todos os sentidos, mas vamos nos valer das diferenças para enriquecer nosso aprendizado. Para isso, é imprescindível que nos respeitemos e cooperemos uns com os outros nesse processo evolutivo.

Os Espíritos afirmam que o mundo espiritual antecede o material. (O livro dos Espírito, questão 85) Nós de lá viemos e para lá retornaremos após a experiência no mundo material. É a nossa casa definitiva, após alcançarmos a nossa meta: sermos Espíritos puros. A certeza de que tudo não se extingue com a morte do corpo físico, traz para todos nós o respeito pela vida, a convicção de que somos amparados pelo Criador que a todos abraça com sua providência, sem privilégios ou castigos.

Temos um grande caminho a percorrer. Aproveitemos as oportunidades de aprendizado e sigamos confiantes. Entendamos as experiências as quais somos convidados a realizar como pedidos nossos a Deus para que nos tornemos seres cada dia mais próximos da nossa grande meta.

Caso haja interesse em se aprofundar nesses conhecimentos, venha participar de nossos cursos que se encontram com as matrículas abertas durante todo mês de março.

O meu Reino não é deste Mundo

por Bertani Marinho

Durante seu julgamento, quando interpelado por Pilatos, Jesus respondeu: “O meu reino não é deste mundo” (João, 18:36). Há, pois, de acordo com o Divino Mestre, uma distinção entre este e outro mundo. Este é o mundo terreno e o outro é o Reino de Deus. Este mundo corresponde à dimensão material e o outro refere-se à dimensão espiritual.

O mundo da dimensão material, como bem disse Joanna de Ângelis, “é um educandário de desenvolvimento dos recursos espirituais do ser em trânsito para o Reino dos Céus”. Isso significa que estamos apenas temporariamente, em muitas reencarnações, na dimensão material, no mundo terreno, que é para nós uma escola, onde temos de aprender o necessário para a nossa caminhada rumo à plenitude do mundo espiritual. Em outras palavras, este mundo é apenas um meio para atingirmos um mundo superior: mas é um meio necessário.

“Estamos neste mundo para aprender”, se diz comumente. Aprender o quê? Se quisermos sintetizar a resposta, atendo-nos ao essencial, diremos: “Aprender a amar”. Aprendendo a amar, estaremos preparando um lugar no Reino de Deus. Mas, para isso – como nos adverte o Espírito denominado “Uma Rainha de França” –, há que se incorporar igualmente as virtudes da “abnegação, humildade, caridade em toda sua plenitude, e benevolência para com todos”. Viemos, portanto, a este mundo, para aprender e colocar em prática as virtudes essenciais à expressão do verdadeiro amor.

Não devemos considerar este mundo um vale de lágrimas ou uma região de dores infernais, como também assinala Joanna de Ângelis. Nosso mundo terreno é, antes de mais nada, um educandário. Emmanuel chama-o de “grande educandário”:

“De portas abertas à glória do ensino, a Terra, nas linhas da atividade carnal, é, realmente, uma universidade sublime, funcionando, em vários cursos e disciplinas...”.

E como acontece com as demais Universidades, as lições não se resumem somente ao aprendizado teórico, mas devem ser complementadas pelo aprendizado prático. Algumas dessas práticas, como dissemos, são a abnegação, virtude que se expressa pelo desprendimento e pelo altruísmo; humildade, sentimento alheio à arrogância e ao orgulho; caridade, expressão concreta do amor ao próximo; e, benevolência, manifestada como boa vontade na prática do bem para com todos.

Quando nos dedicamos ao aprendizado do amor, estamos realizando a finalidade maior a que viemos nesta existência. E estamos também contribuindo para o aprimoramento do próximo e para a melhoria do mundo. Não podemos esperar que o mundo melhore, nós é que devemos contribuir para que o mundo se aperfeiçoe.    

Sem dúvida, o reino a que aspiramos não é deste mundo, mas este mundo é o educandário que, bem usufruído, nos conduz a nosso verdadeiro fim: O Reino de Deus

Referências: 

1.FRANCO, Divaldo. Pelo Espírito Joanna de Ângelis. Jesus e o Evangelho à luz da psicologia profunda. 6.ed. Salvador: LEAL, 2020 (Série Psicológica Joanna de Ângelis, vol. 11), 2020, p. 21.

 2.KARDEC, Allan. O evangelho segundo o espiritismo. 6.ed. Cap. 2, item 8, p. 52.

3. XAVIER, Chico. Pelo Espírito Emmanuel. Roteiro. 10.ed. Rio de Janeiro: FEB, 1998, cap. 9, p. 43

Durante o ano de 2020 muitas atividades presenciais desenvolvidas no Grupo Noel tiveram que ser interrompidas, mas seguimos trabalhando muito

Apesar de algumas atividades terem sido comprometidas, muitas outras passaram a ser online.

No reinventamos e mantivemos várias atividades assistencias das diversas mídias digitais e fortalecemos nossa presença online.

Veja aqui o relatório anual das atividades do Grupo Noel durante o ano de 2020

cross